A síndrome do túnel do carpo consiste na compressão do nervo mediano quando passa pelo túnel do carpo. Os sintomas incluem dor e parestesias na distribuição do nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo é muito mais comum e ocorre com mais frequência em mulheres de 30 a 50 anos.
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são dor na mão e no punho associada a parestesia e falta de sensibilidade distribuída ao longo do nervo mediano (face palmar do polegar, indicador, dedo médio e metade radial do dedo anelar); porém, há possibilidade de comprometer toda a mão. Normalmente, a pessoa acorda à noite com queimação ou dor forte, com falta de sensibilidade e formigamento, ao movimentar a mão para obter alívio e restaurar a sensação.
Acupressão em dois pontos para a Síndrome do Túnel do Carpo
Utilizaremos os seguintes acupontos: PC-7 + TA-4
PC-7 DALING – Grande Colina
Localização: no ponto médio da prega de flexão do pulso, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo.
Indicação: ponto local utilizado para afecções na região do pulso.
TA-4 YANGCHI – Lago do Yang
Localização: na dobra transversal do punho na depressão entre os tendões dos músculos extensores mínimo digital e digital comum.
Indicações: dor nas regiões do punho, ombro e braço.
Como pressionar
Fazer pressão num ângulo de 90º do mais leve para o mais pesado até chegar a uma sensação de “dor confortável”, fazer a pressão contínua de 1-3 minutos em ambos os pontos.