A insônia consiste na dificuldade em adormecer ou em continuar a dormir, desperta-se cedo, ou uma perturbação na qualidade do sono fazendo com que o sono pareça insuficiente ou desajustado.
Comumente, as pessoas têm dificuldade em adormecer quando não conseguem deixar a sua mente relaxar e continuam pensativas e preocupadas. Às vezes, o corpo não está pronto para o sono no horário que é considerado habitual para dormir. Ou seja, o relógio interno do corpo está fora de sincronia com o ciclo de claro e escuro da Terra.
A Insônia também pode estar relacionada à dificuldade em permanecer dormindo ou acordar mais cedo do que o desejado. As pessoas que apresentam esse tipo de insônia normalmente adormecem, mas acordam, algumas horas depois, e não conseguem voltar a adormecer com facilidade. Outras vezes, elas têm um sono inquieto e pouco reparador. Este tipo de insônia é mais comum entre idosos, que são mais propensos a ter dificuldade em permanecer dormindo do que as pessoas mais jovens. Também pode ocorrer em pessoas que usam determinadas substâncias (como cafeína, álcool ou tabaco) ou que tomam determinados medicamentos, que comem tarde da noite ou e em pessoas que apresentam determinados distúrbios do sono (como apneia do sono ou doença de movimento periódico dos membros).
As causas comuns sâo:
– Maus hábitos de sono, como consumir bebida com cafeína ao cair da tarde ou à noite, fazer exercícios tarde da noite ou ter um ritmo de dormir e acordar irregular
– Distúrbios de saúde mental, particularmente depressão, ansiedade e transtornos de abuso de substâncias
– Problemas cardíacos e pulmonares, doenças que afetam os músculos ou os ossos, ou dor crônica
– Estresse
– Excesso de preocupação
– Dormir tarde ou cochilar para compensar o sono perdido pode tonar ainda mais difícil dormir durante a próxima noite.
ACUPRESSÃO NO TRATAMENTO DA INSÔNIA
Pontos utilizados: VG-20 + C-7 + PC-6
Como realizar a Acupressão:
– A pressão deve ser exercida sobre o ponto num ângulo de 90º.
– No momento da pressão, a Mente deve estar tranquila e focada no ponto.
– A respiração durante a pressão deve permanecer lenta e profunda.
– Manter a pressão no ponto de 1-5 minutos.
VG-20 BAIHUI – Cem Encontros
Localização: na linha dorsal mediana, a 5 cun do ponto mediano da linha anterior de implantação do cabelo, no ponto médio da linha que liga os ápices das orelhas.
Indicações: dor de cabeça, tontura, vertigem, deficit de memória, AVC, depressão, fadiga mental, insônia, agitação, ansiedade, medo.
C-7 SHENMEN – Porta da Mente
Localização: proximalmente ao osso pisiforme, na depressão lateral (radial) ao tendão do músculo flexor ulnar do carpo, na prega de flexão do pulso.
Indicações: queixas no pulso, palpitação, ansiedade, epilepsia, insônia, memória fraca, preocupação, irritabilidade.
PC-6 NEIGUAN – Portão Interno
Localização: 2 cun da prega de flexão do pulso, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo.
Indicações: dores no antebraço (túnel do carpo) e no pulso, dor e contratura no cotovelo e no braço. Ação específica no tórax (dor e desconforto na região), acalma a mente, ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia (promove o sono), deficit de memória, inquietude, euforia, palpitação, náusea e vômito, refluxo ácido, enjôo, soluço, menstruação dolorida e irregular.
Retirado da apostila: 100 Protocolos de Acupressão – Guilherme Lordelo, 2020.